derramepleural.com

patologia respiratória do tipo restritivo.

Quer receber mais informações sobre o derrame pleural? Subscreva a nossa newsletter.

Sintomas de pneumonia e tuberculose

Os pulmões são um dos órgãos mais importantes do corpo humano, sendo responsáveis por todo o sistema respiratório. A proteção dos pulmões é muito importante, sendo por isso extremamente necessário tratar todas as doenças que surjam o mais rápido possível e na sua totalidade, pois uma vez mal tratada poderá originar doenças muito mais graves. A pneumonia e a tuberculose são duas das doenças mais preocupantes a nível respiratório, por isso é muito importante estar atenta aos seus sinais e sintomas.

O que é a pneumonia?

De uma forma muito simples, a pneumonia é uma infeção em um ou nos dois pulmões, mais propriamente nos tecidos pulmonares e nos alvéolos. As pneumonias são causadas por um agente infecioso ou irritante, como uma bactéria ou um vírus, existem assim vários tipos de pneumonia, dependendo do agente que a causa, sendo por isso sendo muitíssimo importante tratá-la o mais rápido possível, evitando assim complicações maiores. É importante salientar que na sua maioria as pneumonias não são transmissíveis, sendo muito raro tal acontecer.

Sintomas da pneumonia

É extremamente necessário estar atento a todos os sinais que o seu corpo lhe transmite, pois só assim se conseguirá tratar uma doença como a pneumonia o mais rapidamente possível. Os sintomas de uma pneumonia podem muitas vezes ser confundidos com os sintomas de uma mera gripe, contudo a sua intensidade é muito superior e o seu corpo ficará mais ressentido, muito mais frágil.

Febres altas e tosse são os principais sintomas da pneumonia, contudo são sintomas comuns a muitas doenças, por isso é necessário perceber se o seu organismo está a transmitir mais algum sinal, como a fadiga, falta de ar, ou uma forte dor no tórax.

Principais sintomas da pneumonia:

O que é a tuberculose?

A tuberculose consiste numa infeção dos pulmões, contudo ao contrário da pneumonia, que pode ter a sua origem que vários vírus ou bactérias, a tuberculose apenas pode ser originária de um agente etiológico, conhecido por bacilo de Koch, cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis.

Sintomas da tuberculose

Os sintomas da tuberculose são um pouco mais complicados do que os da pneumonia, sendo muitíssimo importante recorrer o mais rápido possível a um especialista para começar a tratar de todos os sintomas. Tal como na pneumonia existem os sintomas parecidos com a gripe, como a febre, a tosse e a fadiga muscular, contudo com o passar do tempo vão ficando muito mais intensos.

Principais sintomas da tuberculose:

Em casos mais graves da tuberculose, poderão surgir sintomas como um colapso do coração, acumulação de pus na pleura, entre outros que dificultarão bastante o tratamento da doença.

Apesar dos sintomas entre a pneumonia e a tuberculose serem muito parecidos, a sua origem e as suas consequências são bastante diferentes. Nunca se esqueça, saiba reconhecer os sinais do seu organismo e recorra a um especialista rapidamente.