derramepleural.com

patologia respiratória do tipo restritivo.

Quer receber mais informações sobre o derrame pleural? Subscreva a nossa newsletter.

O que é o derrame pleural?

O derrame pleural é uma patologia respiratória do tipo restritivo.

Definição e algumas considerações

O derrame pleural é caracterizado pela acumulação de liquido em excesso entre as pleuras e constitui uma manifestação comum de comprometimento pleural tanto primário quanto secundário.

O derrame pleural não é uma doença, mas sim a manifestação de outras doenças. Se não tratado adequadamente, esta patologia pode levar o paciente à dispneia (falta grave de ar) e até à morte.

Apresenta-se com maior frequência por patologias da pleura ou pulmonares, pelo que pode ser provocado por alterações extrapulmonares como: Cardíacas (ICC), Renais (síndrome Nefrótico), Hepáticas (Cirrose com Ascite), Pancreáticas (Pancreatite). Pode também apresentar-se por patologias sistémicas (LES, Artrite Reumatóide), ou por reacção a drogas, finalmente pode ser de carácter neoplásico).

Em condições normais, a superfície pleural é lubrificada por não mais de 15ml de liquido claro e seroso, relativamente acelular. Quando ocorre alguma alteração na pleura, a fina membrana que reveste os pulmões e, consequentemente, o liquido pleural, pode provocar um derrame pleural.